6 causas de fadiga crónica
Muitas pessoas sentem-se cansadas e não encontram justificação para a falta de energia constante. Existem várias causas para a fadiga crónica, mas estas que vou enumerar hoje são muitas vezes esquecidas.
– As reativações de vírus latentes, especialmente da família herpética, como o EBV ( Virus Epstein Barr), Herpes simplex, zoster ou citomegalovirus são sem dúvida uma das causas mais frequentes.
– Défices nutricionais são muito comuns e tem a ver, para além de carências na ingestão por dieta desadequada, com a má digestão e absorção dos próprios nutrientes. Os órgãos digestivos desequilibrados podem contribuir para défices nutricionais, uma das causas de fadiga.
– Parasitas – muitas vezes não pesquisamos e não valorizamos parasitoses, cada vez mais frequentes e extremamente relacionadas com mau estar e fadiga.
– Metais pesados acumulam-se no nosso corpo, inflamam e exigem uma desintoxicação que as vias de detoxicacao hepática não conseguem acompanhar. A carga de metais pesados está associada a níveis altos de colónias fúngicas e das suas toxinas.
– Níveis de toxinas, metais e outros tóxicos desregulam a mitocondria e consequente a produção de energia.
– Fungos são muitas vezes uma das causas que de forma silenciosa nos fazem sentir cansados.
Todas estas situações causam desequilíbrios em todo o nosso corpo, alterações hormonais, especialmente alterações da tiróide, disbioses (alteração do microbioma), da permeabilidade intestinal, deficiência de ferro e muito mais.
Procure a causa e não se limite a controlar apenas o sintoma!
Saiba mais no meu livro Jovem e Saudável em 21 Dias
Comments (1)
Carla Fonseca - 28 de Agosto, 2022
Bom dia dra. Alexandra! O que posso fazer para não perder peso diariamente? Só tenho consulta com a dra em Dezembro. Obrigada 🙏