O que comer para quebrar o jejum

Depois de algumas horas de jejum, o corpo está a necessitar de nutrientes, por isso mesmo devemos dar-lhe o mais indicado sem colocando em causa os benefícios que obtivemos com o jejum.
Saber como o cortar, e o que comer nessa refeição, torna-se então fundamental.
O corpo vem de um longo período sem se alimentar, com níveis baixos de glicose e insulina, e adaptado a um metabolismo cetogénico em que a energia é obtida a partir da oxidação da gordura. Quando não se come convenientemente na primeira refeição após longos períodos de abstinência, o jejum pode não resultar tão eficaz e perdem-se muitos dos seus benefícios.
Para poder continuar a desfrutar dos benefícios do jejum por mais tempo, manter-se saciado ao longo do dia e perder peso, caso necessite, não deve introduzir alimentos com grande carga glicémica na refeição que interrompe o jejum. A ideia é continuar a manter valores baixos de insulina por não aumentar a glicose, deixando a sua concentração baixa e o mais estável possível ao longo do dia.
O objetivo é, par com o facto de poder prolongar o estado metabólico de jejum, também equilibrar os mediadores da fome e da saciedade.
Se optar por determinados alimentos, deixa de estar em jejum físico, mas o estado de cetose pode permanecer e o seu corpo pode manter a gordura como recurso energético, durante algumas horas do dia.
Ao incluir maior percentagem de gordura saudável e alguma proteína, o seu corpo continuará a insistir na rota metabólica da gordura e poderá prolongar assim o efeito do jejum.
O que comer na refeição que corta o jejum
Gorduras saudáveis – ✓ Óleo de coco ✓ Azeite virgem extra 1ª pressão a frio ✓ Manteiga bio ✓ Manteiga ghee ✓ Gordura de pato ✓ Banha de porco (não hidrogenada) ✓ Óleo de abacate ✓ Óleo de noz-macadâmia ✓ Óleo de linhaça ✓ Óleo de cânhamo ✓ Leite e natas de coco ✓ Manteiga de coco ✓ Óleo de peixe ✓ Óleo TCM ✓ Abacate ✓ Queijo suíço ✓Sementes (linhaça, papoila, cânhamo) ✓ Frutos oleaginosos (amêndoa, avelã, noz, nozes-macadâmia, pinhões, castanha-do-brasil
Carne – De preferência carne orgânica e a parte mais gorda
Peixe – De preferência peixes gordos e de mar
Ovos – De preferência biológicos
Farinhas de oleaginosas, de sementes ou de coco – Farinha de linhaça ✓ Farinha de coco ✓ Farinha de amêndoa ✓ Fibra de psílio ✓ Farinha de cânhamo ✓ Farinha de sésamo ✓ Farinha de avelã ✓ Farinha de noz ✓ Farinha de araruta Legumes
Fruta – Com menor quantidade de açúcar como os frutos silvestres: morangos, framboesas, amoras e mirtilos ✓ Abacate ✓ Coco ✓ Kiwi ✓ Romã ✓ Lima e limão
Laticínios – Manteiga gorda bio ✓ Manteiga ghee ✓ Queijo suíço gordo ✓ Queijo muito curado Especiarias – todas
Comments (2)
Anabela Romao - 17 de Dezembro, 2022
Pode beber Cafe e por 2 colheres de sopa de natas….isso nao vai quebrar o jejum????
rcardim - 16 de Janeiro, 2023
Olá, Anabela, por norma ao café durante o jejum não convém adicionar açúcar, adoçante, mel ou sabores artificiais. Também não convém adicionar natas ou quaisquer derivados de leite. O ideal é mesmo tomar sem nada enquanto estiver a fazer jejum.