Sono e microbiota intestinal: qual é a relação e dicas

Dormir bem é imprescindível para se sentir cheio de vitalidade e com um super sistema imunitário. Desequilíbrios nos ritmos circadianos e o sono deficiente são outros dois fatores que influenciam a qualidade da flora e estão associados a problemas intestinais.

15 dicas para dormir melhor:

  1. Não coma uma hora antes de ir dormir ;
  2. Não tome café nem estimulantes após a hora do almoço;
  3. Mantenha horário de dormir e acordar regular;
  4. Durma sem estímulos de luz, radiação e sons;
  5. Mantenha uma rotina antes de dormir – diminua a exposição à luz branca, elimine a exposição a ecrãs de computador, telemóvel e televisão, substitua por luz de velas ou luzes amarelas indiretas;
  6. Ouça músicas calmas e relaxantes;
  7. Leia antes de dormir;
  8. Utilize óleos essenciais (como lavanda) num difusor de aroma ou na sua almofada: aplique três gotas no lado inverso da almofada;
  9. Faça meditação e encha o seu corpo de paz e gratidão;
  10. Elimine parasitas, fungos e outros microrganismos que muitas vezes são responsáveis por despertares noturnos, pois eles a meio da noite produzem substâncias que lhe enviam estímulos para o cérebro e que o fazem acordar;
  11. Reduza o stress e a ansiedade ao longo do dia;
  12. Pratique exercício físico;
  13. Pode tomar algumas substâncias que ajudam na regulação dos neurotransmissores:​ GABA (ácido gama-aminobutírico) • 5HTP e triptofano • Melatonina • L-teanina • Vitaminas do complexo B • Magnésio (bisglicinato, treonato, malato, dimalato)
  14. Tome algumas ervas que ajudam a relaxar: valeriana e Passiflora;
  15. Beba chás, como: Camomila, hortelã-pimenta, passiflora, valeriana, cidreira, erva príncipe, cardo mariano, Lúpulo, Tília, Melissa ​

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