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Jejum Intermitente: qual a duração mínima e a relação com perda de peso

O jejum intermitente consiste em concentrar as refeições numa determinada janela
horária do dia e respeitar um período longo, no mínimo de 12 horas, sem comer.
Existem vários esquemas possíveis de jejum intermitente, desde respeitar algumas
horas diárias, jejuar 1 ou 2 dias 24 horas na semana, ou mesmo introduzir dias de muito
poucas calorias, como a pratica 5:2 . Recentemente muitos benefícios têm sido
atribuídos à prática de jejuar ou adotar uma dieta que imite o jejum durante 45 dias, pelo
menos 2 vezas no ano. Enfim, existem várias formas de fazer jejum, mas o importante é
iniciar esta prática e optar por um esquema que melhor se adeque à vida pessoal e
profissional de cada pessoa.

 

Jejum intermitente e a perda de peso

 

Quem faz jejum intermitente regular sente alterações positivas na sua saúde e é por esta razão que as pessoas adotam o jejum intermitente como estilo de vida. É preciso entender que o Jejum Intermitente só é eficaz na perda de peso se corrigirmos a alimentação dentro da janela horária em que nos alimentamos. Pessoas obesas que
querem perder peso, podem não conseguir os objetivos apenas com a introdução do jejum. Assim como
pessoas magras que não querem perder peso podem fazer jejum mantendo o objetivo. A alimentação
adotada durante o período do dia reservado para a alimentação é determinante e imprescindível para
alcançar os benefícios no peso. Obviamente se houver descontrolo no que se come e excesso calórico,
não se perde peso com o Jejum.

Mas, na realidade as pessoas comem muitas vezes sem terem fome.
Questões emocionais, circunstanciais, sociais, ter sede, levam-nos a comer sem ter fome.

Quando fazemos jejum, simplesmente não comemos durante um determinado período de tempo durante o dia e concentramos a alimentação em algumas horas. Esta reprogramação e alternância metabólica ajuda a melhorar a resistência periférica aos mediadores da fome e da saciedade, regulando assim a vontade
de comer. Por um lado, temos menos fome, especialmente menos vontade de doces e, por outro, mais
discernimento para escolher alimentos que nos nutrem e verdadeiramente interessantes
nutricionalmente. É por estas razões que é muito eficaz perder peso com o Jejum Intermitente.

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